Semana do Meio Ambiente – 05 a 11 de junho
Exemplos de Sustentabilidade
Sustentabilidade é um conceito que envolve a ideia do desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental.
Atualmente, a Sustentabilidade está baseada em três princípios, conhecidos como o “Tripé da Sustentabilidade”: sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade econômica.
Os diferentes aspectos que formam esses conjuntos devem agir em união para que a sociedade atinja plenamente o desenvolvimento sustentável. Confira alguns exemplos de ações que integram o conceito de sustentabilidade ambiental.
1 – Usar fontes de energia renováveis e limpas
As tradicionais fontes de energia, como os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e o gás natural), são extremamente poluentes e causam um grande impacto negativo no meio ambiente.
Além disso, também são não-renováveis, ou seja, suas reversas na natureza são limitadas. Por essa razão, explorar alternativas que sejam menos poluentes e renováveis é uma das principais ações das estratégias da sustentabilidade.
Entre as chamadas “energias limpas”, algumas das mais conhecidas são: solar (obtida através do Sol); eólica (obtida através da força dos ventos); hidrelétrica (obtida através da força das águas); geotérmica (através do calor que existe no interior do planeta); entre outras.
2- Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais
As fontes de energia minerais são limitadas, ou seja, suas reservas existentes na Terra um dia terão um fim. Para que o planeta não enfrente uma grave crise energética, é preciso haver uma estratégia que controle e racione a extração desses recursos.
O ideal seria a substituição total das matérias-primas minerais por fontes de energia renováveis. Mas, enquanto o mundo caminha para esse cenário, torna-se imprescindível o zelo pelo modo como essas fontes poluentes estão sendo extraídas.
A exploração desses recursos deve ser feita com extremo cuidado, pois acidentes podem comprometer a estabilidade de todo um ecossistema. As plataformas de extração de petróleo em alto-mar, por exemplo, podem provocar um desastre ambiental, caso ocorra um vazamento do mineral no oceano.
Não apenas a exploração de minérios, mas também de outras matérias-primas naturais, como as árvores, por exemplo, deve ser feita com responsabilidade.
3 – Reciclagem do lixo
Fazer a coleta seletiva do lixo é um exemplo simples e que cada pessoa pode pôr em prática para ajudar a proteger o meio ambiente.
Para facilitar a seleção do lixo a ser reciclado, foram criadas cores que correspondem aos materiais descartados:
Verde = para vidros;
Azul = para papéis e papelão;
Vermelho = plásticos;
Amarelo = metais;
Marrom = para resíduos orgânicos;
Preto = para madeiras;
Cinza = materiais não-reciclados;
Branco = para o lixo hospitalar;
Laranja = para resíduos perigosos;
Roxo = para resíduos radioativos.
O reaproveitamento do lixo reciclado é importante para evitar a poluição e o desperdício de matérias-primas, como as árvores para a confecção do papel, por exemplo.
A reciclagem também ajuda a movimentar a economia, pois pode gerar um aumento no número de postos de trabalho. Além disso, ainda auxilia as empresas a reduzir os custos na produção.
As pessoas precisam se conscientizar de que alguns produtos podem levar séculos ou milênios até serem decompostos. Esses mesmos materiais podem ser tóxicos, contaminando todo o ecossistema onde foi descartado. Baterias e pilhas de aparelhos eletrônicos são exemplos.
4 – Usar meios de transporte não-poluentes
Os automóveis movidos a combustíveis fósseis são grandes responsáveis pela poluição da atmosfera nas grades metrópoles. Assim, adotar meios alternativos de transporte, como a bicicleta ou uso dos transportes públicos, é um exemplo de colaboração ao crescimento sustentável da comunidade.
O incentivo ao desenvolvimento de tecnologias que sirvam como alternativa para os atuais combustíveis (gasolina, gasóleo, diesel, etc) é outra ação voltada para a sustentabilidade do meio ambiente. Os carros elétricos e movidos a energia solar são exemplos dessas tecnologias “amigas da natureza”.
Muitas cidades, principalmente nos países desenvolvidos, fornecem serviços de aluguel de bicicletas. Esse é um exemplo de estímulo feito pelo governo e empresas para que as pessoas mudem os seus hábitos e adotem medidas mais ecológicas.
5 – Racionalizar o consumo de energia e água
Evitar o desperdício de energia e água é uma ação individual, mas que faz toda a diferença no propósito da sustentabilidade.
Para isso, atos como desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso, assim como lâmpadas e aproveitar a luz solar o máximo possível são exemplos de como é possível racionalizar o consumo de energia.
Como exemplos de ações individuais para economizar o consumo de água e colaborar com a sustentabilidade, destaca-se:
– aproveitar a água da chuva para regar plantas;
– estar sempre atento aos vazamentos de água nas torneiras e canos para que possam ser consertados rapidamente;
– fechar torneiras quando não estiverem sendo usadas;
– desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
6 – Reflorestamento e valorização das áreas verdes
Reflorestar áreas que foram devastadas pelo desmatamento é uma atitude básica dentro do conceito de sustentabilidade ambiental.
A criação de “zonas verdes” nos grandes centros urbanos é um exemplo da preocupação com a necessidade de garantir a preservação de ecossistemas naturais.
Essas ações devem fazer parte das políticas públicas fundamentais das regiões, espalhando, assim, o conceito das chamadas “cidades sustentáveis”.
7 – Promover e aplicar os conceitos da Sustentabilidade
Além de pôr em prática as ações que contribuem para a preservação do ecossistema, também é importante promover a educação ambiental. Isso significa divulgar a importância e os benefícios da preservação da natureza no âmbito da comunidade.