Niterói 450 – Sustentabilidade
A Prefeitura de Niterói investirá mais de R$ 300 milhões em obras de revitalização e sustentabilidade na cidade até 2024.
Sustentabilidade
A sustentabilidade e a proteção ambiental também estão inseridas na Operação Urbana Consorciada (OUC). São compromissos: qualificar o transporte coletivo público, promover a caminhada e o uso de bicicletas com a criação de ciclovias, providenciar condições sanitárias adequadas, utilizar os recursos de maneira eficiente, restaurar praças e criar outros espaços públicos que qualificam o ambiente urbano e reduzir a emissão de gases poluentes, entre outros.
O novo planejamento urbano deste recorte geográfico será desenhado com todas as ferramentas de sustentabilidade disponíveis. O cabeamento subterrâneo, o reuso de águas, a energia solar e a coleta seletiva e inteligente do lixo são algumas das muitas medidas a serem implementadas, a fim de transformar a região central em um modelo de sustentabilidade.
Confira as principais transformações:
Área verde
A área verde da região será ampliada com o plantio de 3 mil árvores. Haverá ainda a poda de árvores e arbustos; a rega da vegetação rasteira, praças e canteiros; a adubação de jardins e o replantio de árvores.
Economia de energia
Também serão utilizadas lâmpadas LED na Iluminação pública porque, além de mais eficientes e de fácil manutenção, garantem o menor consumo de energia.
Lixo
A região central de Niterói gera uma grande quantidade de lixo diariamente. O correto armazenamento e coleta destes resíduos podem evitar uma série de problemas ambientais e a proliferação de insetos e roedores. O projeto prevê a disponibilização de contêineres para recolhimento do lixo doméstico, além de lixeiras de superfície sobre grandes contentores subterrâneos para a coleta seletiva de resíduos, distribuídas por toda a região.