Como escolher seu primeiro lar?
Essa é uma grande dúvida dos inquilinos de primeira viagem. Afinal, este é um momento importante na vida de muitas pessoas, podendo até mesmo representar um enorme passo de independência. Na maioria das vezes, acontece quando as pessoas estão começando a se estabilizar financeiramente e buscando seu próprio cantinho.
Lembre-se que o mais importante é encontrar o imóvel que mais combine com você, com o seu estilo de vida e suas prioridades. Com a nossa ajuda, você vai achar aquele imóvel que estava esperando só você chegar!
O que considerar na escolha?
1. Preço
Antes de começar a escolher imóvel para alugar, é hora de se planejar e fazer as contas. Qual é o custo máximo que você pode arcar por mês? Esse valor vai variar de acordo com sua renda, é claro, mas também segundo o quanto você quer investir em morar bem.
Não esqueça de incluir nessa conta o valor do condomínio e do IPTU, pois dependendo do imóvel, esses gastos podem fazer toda diferença! Para você ter uma ideia de quanto pode gastar, especialistas dizem que o ideal é que essa conta não ultrapasse 30% da sua renda mensal.
2. Localização
Uma das principais vantagens de alugar é poder escolher a melhor localização pensando em facilitar o seu dia a dia. Ficar perto do trabalho ou da escola dos filhos e poder mudar de bairro, estado ou país quando for necessário, sem precisar vender o imóvel. A liberdade de ir e vir fará a sua qualidade de vida aumentar muito!
Também vale a pena considerar o seu estilo de vida na hora de escolher o local do seu imóvel: Quer tranquilidade? Fique em um bairro residencial. Gosta de agito? Escolha um bairro com muita vida noturna e cultural.
Se você não quer viver em função do carro, preste atenção na sua futura vizinhança. Veja se tem comércio variado, como lojas, mercado e farmácia; próximo o suficiente para fazer tudo a pé. Verifique também se a localização é bem servida de transporte público.
3. Características do imóvel
Você mora sozinho? Tem família ou divide o apê com alguém? Isso vai influenciar para decidir qual a tipologia do imóvel ideal para você. Quantos quartos você precisa, quantos banheiros, qual o tamanho da sala e da cozinha? A metragem quadrada também conta bastante nessa escolha: dois imóveis com a mesma tipologia podem ter áreas bem diferentes. Isso pode fazer toda diferença tanto no preço quanto no seu dia a dia.
Outra variável tem a ver com estilo de vida: se você trabalha em casa, vai querer um espaço para ser escritório. Se trabalha fora e volta só para dormir, pode viver bem em um apartamento pequeno, uma kitnet ou um loft. Se gosta de receber gente em casa, pode priorizar ter uma sala grande ou uma varanda bem gostosa.
Caso opte por um apartamento, coloque nessa lista também as características do prédio e do condomínio:
- Você precisa de vaga na garagem? Quantas?
- Quer portaria 24h?
- Precisa que tenha elevador?
- Quer um condomínio bem servido, com piscina, sala de ginástica, salão de festas e churrasqueira?
Considere tudo isso e estabeleça suas prioridades, porque claro que vai ser impossível ter tudo. Saber quais variáveis são mais importantes para você vai ajudar muito na hora de escolher o imóvel para alugar.
Onde procurar?
Hoje em dia, a Internet facilitou muito a vida de quem precisa escolher apartamento para alugar. O nosso site www.grupoimoveis.com é uma ótima opção para simplificar o processo de locação do seu imóvel.
Depois de fazer uma primeira seleção, é muito importante você arrumar tempo para visitar esses imóveis. Existem coisas que não dá para perceber nas fotos e nos vídeos, e você só consegue avaliar estando lá ao vivo; tais como:
- Estado do imóvel: Verifique se está bem conservado, se precisa de pequenos reparos e qual o nível do estrago. Veja se os acabamentos estão em boas condições, se as portas e janelas estão funcionando e são seguras. Se for possível, verifique também a hidráulica e a elétrica: veja se as luzes funcionam, cheque se as torneiras, descargas e chuveiros estão ok e se não tem nenhum vazamento.
- Acesso e vizinhança: Veja se o imóvel tem fácil acesso, tanto de carro quanto a pé. Verifique também a vizinhança e o que existe nos arredores. É uma rua tranquila ou de tráfego intenso? Se você não conhece o bairro, dê uma voltinha e veja como se sente, se parece um lugar gostoso e seguro de se morar. Nessas horas, a nossa intuição pode ajudar também!
Agora que você já sabe o que deve considerar, separamos alguns imóveis para facilitar a sua busca pelo primeiro lar: