De Niterói

Niterói 450 – Lazer e Turismo

A Prefeitura de Niterói investirá mais de R$ 300 milhões em obras de revitalização e sustentabilidade na cidade até 2024.

Lazer e Turismo

Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas no estado, ficando apenas atrás da capital e de Búzios. O município encanta basicamente pelos centros culturais e históricos e pelas suas praias oceânicas. Entre suas atrações mais visitadas estão a Praia de Icaraí, com as pedras de Itapuca e do Índio; o Caminho Niemeyer; o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói; o mais importante conjunto de fortes e fortalezas militares do Brasil; além do maior acervo de obras do arquiteto Oscar Niemayer, depois de Brasília, incluindo o Caminho Niemeyer.


Apesar disso, o potencial turístico ainda é pouco explorado na área central. Por isso, o projeto de revitalização contempla diversas ações que visam resgatar o turismo e construir áreas de lazer para os moradores e visitantes da região.

Polo Gastronômico

Com a revitalização do antigo Mercado Municipal de Niterói, a cidade terá um novo polo turístico no Centro com localização privilegiada, de fácil acesso, com estacionamento, variados boxes e uma praça de alimentação construída em um mezanino com visão de parte do mercado. O espaço será formado por um mercado com 63 lojas, um anexo e um estacionamento com 110 vagas. Serão 8 mil m² de área construída.

Vila dos Pescadores

A proposta inclui a instalação de uma Vila de Pescadores na faixa de orla da região da Ponta D’Areia, ao lado do Caminho Niemeyer, a fim de ampliar as oportunidades de negócios com o estímulo à construção de bares, pousadas e restaurantes.


Nas proximidades também serão construídos 44 boxes para atender a demanda de transferência dos barcos que atualmente estacionam a seco em boxes improvisados atrás do Terminal Rodoviário João Goulart.

Praças

Importantes praças da região, como a Praça do Jardim São João, a Praça São Pedro, a Praça do Rink e a Praça da República, serão revitalizadas e outras construídas, como a Esplanada Araribóia e a Praça da Vila dos Pescadores. Ao todo, o projeto contemplará 22 praças, sendo seis novas.

Todas terão um moderno conceito de integração, com amplos espaços abertos, possibilitando o acesso de moradores e visitantes. As praças terão equipamentos para atividades físicas e de lazer, tais como quadras de esportes, skate park e área de jogos, além de gramados, árvores, bancos, chafariz e bicicletários.

Orla e Esplanada Araribóia

Niterói ganhará em sua área central um parque litorâneo de 550 mil metros quadrados, junto à Baía de Guanabara, ligando Ponta d’Areia à Boa Viagem. Ao longo da orla serão instalados deques, mirantes de observação, além de uma marina pública, com espaço para 150 barcos, ampliando a vocação turística da área.


Situada junto à Avenida Visconde do Rio Branco, entre as ruas Aurelino Leal e São Pedro, a Esplanada Araribóia será um espaço na nova frente marítima que funcionará como uma verdadeira varanda à beira-mar diante da Avenida Amaral Peixoto. O local compreende uma área de 60 mil metros quadrados, onde as pessoas poderão aproveitar todo o potencial paisagístico da Baía da Guanabara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *