Plantas do Bem: 3 plantas que ajudam a respirar melhor
Com a chegada da dupla outono-inverno, ficamos mais vulneráveis a doenças respiratórias. Conheça três plantas que purificam e melhoram o ar que você respira.
Na temporada outono-inverno enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade do ar. O ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares – principalmente em idosos e crianças, que têm a imunidade mais baixa. Essas alterações no clima nos predispõe a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.
Além do perigo das doenças respiratórias, a qualidade do ar interno interfere também nas condições de conforto, no bem estar e na produtividade, em ambientes de trabalho. Para te ajudar a lidar com esses problemas, listamos 3 plantas capazes de filtrar o ar e converter o dióxido de carbono em oxigênio – deixando o ambiente livre de toxinas. Saiba como mantê-las e como combiná-las com a decoração do seu espaço.
Dracena
A dracena é uma planta arbustiva, de folhagem decorativa e amplamente cultivada em diversas partes do mundo, por seu forte apelo tropical e rusticidade em ambientes internos – perfeita para escritórios, halls e salas de estar, por exemplo. Ela apresenta baixíssima manutenção, podendo ser cultivada até pelos jardineiros mais esquecidos.
A dracena é considerara uma excelente espécie para despoluir ambientes, pois contribui para eliminar produtos como formaldeído, xileno e tolueno.
Como cuidar?
- Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
- Aprecia o calor e a umidade ambientais.
- Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas, reduza o uso do ar condicionado e, se possível, pulverize as folhas com água.
- Alerta! A Dracena possui saponinas, uma substância tóxica. Por isso, ideal é manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.
Samambaia
Queridinha na casa das avós, a samambaia é uma das melhores plantas purificadoras de ar. Elas são capazes não só de filtrar impurezas, como também de remover mercúrio e arsênico do solo.
A decoração fica por conta da sua criatividade! Use e abuse das folhas volumosas e pendentes da samambaia. Você pode investir em vasos, cachepôs suspensos ou até mesmo em jardins verticais. Ela é uma planta bastante versátil, ótima para os diversos tipos de ambiente.
Para cuidar de uma samambaia pense sempre em um solo úmido. O melhor para essa planta é um ambiente com luz natural – ou seja, um bom lugar para ela é pertinho de uma janela – o que vai dar um toque especial no ambiente.
Como cuidar?
- As samambaias precisam de uma terra com mistura de substratos naturais e rica em nutrientes, por isso, adquira em lojas especializadas adubos específicos de samambaias com NPK, para melhorar e prolongar sua vida útil.
- Adube uma vez por mês.
- Tome cuidado para escolher um canto longe de correntes de vento, que desidratam a planta e fazem as folhas caírem.
Lírio da Paz
Planta de fácil cultivo, o lírio da paz é capaz de alegrar qualquer ambiente. Com a versatilidade de ser utilizada em ambientes externos e internos, você pode caprichar na decoração: vasos decorativos com mensagens, vasos com texturas, ou até mesmo um jardim suspenso. Outra dica? Elas compõem perfeitamente a decoração dos banheiros, dando um toque de requinte e sofisticação.
Considerada uma das melhores purificadoras de ar, filtra o tricloroetileno, benzeno, xileno, amônia e formaldeído.
Como cuidar?
- Mantenha o Lírio da Paz em locais com sombras, que não recebam a luz do sol diretamente, por muito tempo.
- O solo deve ser rico em material orgânico, além de bem drenado.
- Regue com frequência para manter a terra sempre úmida.